20080915

a-Zumthoriano II




A exposição do arquitecto suíço Peter Zumthor, no âmbito da iniciativa Experimenta, é uma extensão da sua primeira grande exposição de projectos de 1986-2007, que já havia sido realizada na austríaca Kunsthaus Bregenz (KUB).

A exposição, como indicado no catálogo, foi apresentada num local eleito à escolha pelo arquitecto e desenvolvido por um seu colaborador de longa data - Thomas Durisch - de forma mimética ao que havia sido desenvolvido na KUB.

Visto tratar-se de um atelier distinto como o de Zumthor não seria de estranhar a imponência de algumas maquetas e modelos apresentados.

Numa primeira aproximação atendemos, para além de alguns destes magnos-modelos descontextualizados no circuito expositivo, a uma série de vídeos dos artistas Nicole Six e Paul Petritsch, produtos de uma lenta digestão, que nos conduzem directamente ao âmago da criação zumthoriana, deixando-nos aperceber um pouco mais sobre esta envolvência sensorial de que é recorrente na dialéctica deste arquitecto.
A partir desta pequena aproximação seguimos então até a um piso superior e assistir à parafernália de informação sobre o trabalho desenvolvido na passada década deste atelier.

Ficam na retina algumas peças gráficas manufacturadas, ou outras já foto-realistas e sobretudo, em antítese aos modelos megalómanos iniciais, algumas maquetas de estudo muito rudimentar e sensitivas que nos deixam aperceber alguma da dinâmica visceral de projecto deste petit bureau!

Sem comentários: