Serpentine é o nome de um lago recreativo algo 'serpenteante' no meio de Hyde Park e é também o nome de uma londrina galeria de arte e arquitectura contemporânea aí situada.
Anualmente a Serpentine Gallery tem convidado uma equipa de arquitectos para construir um pavilhão no seu relvado para comemorações, conferências e apoio às exposições e eventos da galeria. Esta actividade iniciou-se em 2000, com o projecto de Zaha Hadid e até hoje foi desenvolvida por equipas tão diversas, tais como, Daniel Libeskind, Toyo Ito, Rem Koolhaas, ou Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira.
Este ano a equipa convidada foi o atelier SANAA, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa que desenvolveram o projecto que irá ficar em exposição até meados de Outubro.
O projecto é uma surpreendente lufada de ar fresco evidenciando, algo que este atelier tem consistentemente trabalhado, uma redução essencial dos elementos estruturais nos seus projectos.
O projecto aparenta-se com uma grande folha alumínio, suspensa sobre leves pilotis que pousam sobre um pavimento de betão.
Esta fina sanduíche de alumínio 'serpenteia' por entre as árvores existentes atribuindo diferentes pés direitos e uma total liberdade de circulação sem quaisquer hierarquias, libertando aquele que por ela vagueia para o parque envolvente.
20090815
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
...please where can I buy a unicorn?
Enviar um comentário