20090306



“Portugal fora de Portugal”
Exposição de arquitectura contemporânea em Berlim na Galeria Aedes

«O Presidente da República inaugurou, em Berlim, uma exposição de arquitectura portuguesa contemporânea sob o tema "Portugal fora de Portugal", a qual apresenta projectos de arquitectos realizados em diversos países de vários continentes.

Na abertura da exposição estiveram presentes vários arquitectos que integram a comitiva do Presidente Aníbal Cavaco Silva na Visita de Estado que está a realizar à Alemanha.»
Estão patente projectos em países tão diversos como Angola, Bélgica, Brasil, China, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Cabo Verde, Coreia, Timor Leste, Suíça, Espanha, República Checa e Hungria, com projectos de arquitectos como Aires Mateus, Álvaro Siza, Jun Saung Kim, ARX Portugal, Atelier do Corvo, Barbini Arquitectos, Gonçalo Byrne, Inês Lobo e Pedro Domingos, João Luís Carrilho da Graça, João Mendes Ribeiro, José Adrião, Manuel Graça Dias + Egas José Vieira, Pedro Reis, Promotório Arquitectos Obol XI, Lojas, Risco, SAMI Arquitectos, Souto de Moura, Vilela & Gordo numa exposição com a curadoria do arquitecto Ricardo Carvalho com o intuito de promover a expressão da arquitectura portuguesa em contexto internacional.

Fonte: Presidência da República / Galeria Aedes

4 comentários:

brotoeja disse...

Como é bom verificar que os PORTUGUESES "dão cartas" por esse mundo fora. Espero em breve ver mais nomes em destaque...Jokas.

100 Planos disse...

Depois de anos a reivindicar silenciosamente o reconhecimento público do valor e do esforço dos arquitectos portugueses. Depois de centenas de visitas de estado acompanhadas por todo tipo de gente. Finalmente um chefe de estado português reconheceu o valor dos nossos arquitectos. Eventualmente a classe profissional com mais reconhecimento internacional.
Parabéns pelo post e pelo blog.

100 Planos Arquitectura

Unknown disse...

Your model rocks!

MRV disse...

Eu vivo ao lado de uma das obras de Siza viera na cidade de alicante em espanha. Não surpreede...a qualidade e a arquitectura são indiscutiveis. Mais que por ser de Siza, será por sentir o espirito no ar de uma arquitectura constituida por valores e com uma sensibilidade que se aprofunda cada vez mais nas universidades de arquitectura em portugal. Uma arquitectura á portuguesa...será mesmo que Portugal já encontrou a sua linguagem arquitectónica de identidade do que de melhor se pratica no nosso país? Parabens aos arquitectos portugueses.